Construtora quer lançar até 2022, 100% de seus empreendimentos com energia solar
A MRV Engenharia de Minas Gerais impulsionou a democratização no acesso à energia solar. Em 2017, 30% dos empreendimentos lançados pela construtora contavam com painéis fotovoltaicos. No ano passado, esse índice dobrou e a meta até 2022 é alcançar 100%, com investimentos de R$ 800 milhões.
“O objetivo é garantir à população de baixa renda e com limitações de crédito, a experiência de usufruir da energia limpa e incentivar a preocupação com o meio ambiente”, destacou Eduardo Fischer, presidente da MRV.
Ao bater a meta de 100%, a geração de energia anual de seus empreendimentos será de aproximadamente 316 gigawatts-hora (GWh), o equivalente à população de uma cidade de 121 mil habitantes
Nos seus planos, a MRV planeja construir usinas fotovoltaica, em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná. “Muitos consumidores ainda desconhecem o que é energia fotovoltaica, mas estamos levando esse conhecimento a condomínio e síndicos”, explicou Luis Henrique Capanema, gestor executivo de relações institucionais e sustentabilidade da MRV. No caso do sistema fotovoltaico instalado pela empresa, as placas geram uma redução de 80% na conta de luz dos moradores.
Em 2016, a MRV começou a trabalhar com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e mapeou 33 áreas da empresa para avaliar o impacto de cada ODS por setor, capacitando líderes de sua equipe. A ODS é uma agenda de 17 itens aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015 com metas a serem alcançadas em todos os países até 2030.
Com isso, a MRV criou um Mapa de Afinidades, alinhando cada área a um ODS específico. O projeto ainda está em fase inicial. “Somos a maior empresa de construção civil do país e a nossa iniciativa de trabalhar com a ODS vai servir de exemplos ao setor. Isso já ocorre com o nosso trabalho com a energia solar, no qual vários concorrentes nos procuram para entender como funciona”, disse.
Os painéis solares do sistema fotovoltaico são compostos por dispositivos elétricos, chamados de células fotovoltaicas, células solares ou células de energia solar, que convertem a energia da luz do Sol em eletricidade, gerando uma corrente elétrica contínua (CC).
Essa corrente elétrica contínua passa pelo inversor solar, é transformada em corrente alternada (CA) e vai para o quadro de distribuição, para que possa ser utilizada na unidade consumidora.
A energia solar fotovoltaica é uma tendência mundial, em constante crescimento no Brasil. Alternativa natural para a crise no setor elétrico no país e o consequente alto custo de geração de energia local, a energia solar vem ganhando espaço em aplicações empresariais, comerciais e residenciais em todo território nacional.
A MRV é a maior construtora do país pelo quarto ano consecutivo, segundo o ranking ITC. Desde 1979 no mercado imobiliário, a MRV é a única que oferece casas e apartamentos em mais de 160 cidades do Brasil. A ampla experiência permite o planejamento do processo construtivo, a antecipação de tendências e a melhor relação custo-benefício do mercado.
A maior parceira do Minha Casa Minha Vida oferece facilidades na compra, linhas diferenciadas de produtos, pagamentos flexíveis e parceria com os maiores bancos de financiamentos imobiliário.
Para a construtora, o desenvolvimento real é crescer junto às comunidades em que atuamos. Por isso, a MRV investe em ações sustentáveis, projetos sociais, ações ambientais e de incentivo ao esporte proporcionando novas perspectivas no futuro para todos.