Prédio de 23 andares é evacuado em Praia Grande após tremores e medo de queda
Segundo Bombeiros, três colunas do subsolo apresentam danos estruturais
Durante vistoria, de acordo com o Corpo de Bombeiros, foi constatado que há danos em três colunas do subsolo do edifício, que se chama Giovannina Sarane Galavotti. Ainda não existe confirmação sobre a causa do problema na estrutura do condomínio, mas, segundo a Defesa Civil de Praia Grande, “não há risco iminente de desabamento. Mesmo assim, todas as precauções foram tomadas”.
Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que o prédio conta com toda a documentação pertinente em dia junto à Administração Municipal.
O Corpo de Bombeiros informou que houve um cisalhamento de três pilares. Trata-se de uma ruptura por esforços, ou seja, os pilares estavam sendo mais tensionados do que aguentariam. Ainda não há exatidão a respeito do motivo, o que será avaliado por laudo estrutural de emergência.
A corporação afirmou ainda que não houve vítimas e que será realizado um escoramento de emergência com pontaletes (escoras), “para que os esforços dos pilares, que não foram atingidos, sejam divididos”. A caixa d´água foi esvaziada justamente “para alívio de esforço (ou seja, da pressão sobre a estrutura do prédio)”.
Relato de morador
Ainda segundo Oliveira: “Estávamos eu, minha esposa, meus dois filhos e o meu sogro (no apartamento). As crianças ficaram muito assustadas”.
Outro Caso
Uma viga de sustentação do edifício cedeu e provocou danos estruturais no condomínio Rio D’Ouro IX, no bairro Ocian. O incidente ocorreu durante a realização de uma obra no local. Um edifício vizinho chegou a ser afetado, mas foi liberado na mesma data.