ELO FORTE
ELO FORTE
Terceirização e Portaria
  • Home
  • O Grupo
  • Servicos
    • Segurança Eletrônica
    • Serviços Terceirizados
    • Portaria
  • Notícias
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
MENU CLOSE back  

OS CONDOMÍNIOS SÃO RESPONSÁVEIS POR ROUBOS OCORRIDOS EM SUAS DEPENDÊNCIAS?

You are here:
  1. Home
  2. Notícias
  3. OS CONDOMÍNIOS SÃO RESPONSÁVEIS POR ROUBOS OCORRIDOS EM SUAS DEPENDÊNCIAS?
condominio-3

São recorrentes os problemas enfrentados por condôminos em casos de furtos e roubos em condomínios, problemas estes que geram dúvidas sobre a responsabilidade do condomínio em face de delitos patrimoniais ocorridos nas dependências do condomínio. Afinal, é o condomínio responsável pelos danos materiais e morais decorrentes de um roubo ou furto ocorrido em suas dependências?

Ante a inexistência de norma específica na Lei de Condomínios e Incorporações, bem como na seção que trata dos Condomínios no Código Civil Brasileiro, a jurisprudência tem entendimento no sentido de que o condomínio só responde por furtos e roubos ocorridos nas suas áreas comuns se houver expressa previsão na respectiva convenção.

Eventual responsabilização do condomínio por furtos teria como consequência imediata a repartição do ônus para todos os demais condôminos, já que os recursos utilizados para as indenizações não teriam outra fonte senão a taxa condominial. Por essas razões, entende-se que deve prevalecer a vontade dos condôminos sobre assumir tal obrigação ou não indenizar, o que estará expresso na convenção do condomínio.

Dito isto, para que haja a responsabilização deve ser apurado se o condomínio (por meio de seus funcionários) agiu culposamente e concorreu para a ocorrência do crime patrimonial em suas dependências. Além disto, deve ser observado se o condomínio se comprometeu de forma expressa com a segurança e monitoramento das áreas do condomínio e se é cobrado dos moradores alguma taxa pelo serviço de segurança. Ou seja, não se presume a responsabilidade. Constatada a culpa do condomínio, aí sim poderá se falar em responsabilização.

Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o condomínio, a empresa prestadora de serviços de segurança e um morador a indenizarem, por danos morais e materiais, um casal que teve o apartamento arrombado e furtado.

No caso em comento, um morador deu uma festa em sua unidade residencial e autorizou a entrada de terceiros estranhos que não estavam na lista. Em seguida, a portaria não registrou a identificação dos criminosos, tampouco informou à empresa de segurança qualquer irregularidade praticada. Por sua vez, a empresa de segurança não se atentou ao que estava ocorrendo nas dependências do condomínio, permitindo que os criminosos adentrassem, praticassem o furto e saíssem com tranquilidade.

Veja que, negligentemente (com culpa), o condomínio e a empresa de segurança não tomaram os devidos cuidados para que o crime fosse evitado ou os prejuízos fossem minorados, razão pela qual houve a condenação à reparação dos danos sofridos pelo casal.

Portanto, a responsabilidade de condomínios em casos de furtos ou roubos ocorridos nas dependências deste deve ser analisada caso a caso. Em regra, os condomínios não são responsáveis por furtos e roubos praticados em suas dependências (pois, como dito, na grande maioria das convenções condominiais há cláusula contendo a isenção de responsabilidade), contudo, o dever de reparar os danos morais e materiais restará configurado se houver expressa assunção de responsabilidade em convenção, ou ainda, no caso de comprovação de culpa do condomínio pelo ocorrido, já que não a culpa não é presumida.

David Roque Dias, associado de Carlos de Souza Advogados, especializado em Direito Civil, Contratos e Assuntos Societários.

Fotos: Reprodução / Folha Vitória

uniformes personalizados
portaria e limpezadesentupidora santo amaro
desentupidora sprecarga de cartuchos e toner Vila Mariana
Desentupidora Santo Amaro
Desentupidoradesentupidora limpa esgoto

desentupidora 24 horas em são paulodesentupidora no abcsacolas tnt personalizadas

Posted on 15 de dezembro de 2020Notícias2.920 Comments

About the author

Notícias Recentes

pets
Condomínio ou petlândia? Os bichinhos estão dominando os prédios!
15 de abril de 2025
perigo condominio
Condomínio seguro: medidas preventivas podem evitar acidentes graves
17 de março de 2025
mini mercado
Minimercados de condomínios em SP acumulam prejuízos com série de assaltos
15 de janeiro de 2025
Ladrões agridem porteiro que tentava impedir invasão em condomínio de SP
15 de outubro de 2024
bandidos
Se passando por morador, bandido invade prédio e faz família refém
16 de setembro de 2024
Aluguel de Carros
Empresa lança serviço de aluguel de carros dentro de condomínios em Curitiba
15 de agosto de 2024

Comments are closed.

Tópicos recentes
  • Condomínio ou petlândia? Os bichinhos estão dominando os prédios!
  • Condomínio seguro: medidas preventivas podem evitar acidentes graves
  • Minimercados de condomínios em SP acumulam prejuízos com série de assaltos
  • Ladrões agridem porteiro que tentava impedir invasão em condomínio de SP
  • Se passando por morador, bandido invade prédio e faz família refém
Arquivos
  • abril 2025
  • março 2025
  • janeiro 2025
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • abril 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • novembro 2022
  • agosto 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • janeiro 2022
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • agosto 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • fevereiro 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • agosto 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • janeiro 2019
  • dezembro 2018
  • setembro 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
Séde:
Estrada de Itapecerica, 1759
Vila Maracanã - CEP 05835-005
São Paulo - SP
Atendimento:
(11) 5872-3376 (11) 94725-7508
Email:
contato@eloforteservicos.com.br
sac@eloforteservicos.com.br
rh@eloforteservicos.com.br
terceirização de portaria e limpeza
terceirização de portaria e limpeza
ELO FORTE
ELO FORTE 2022 © Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por: meeb" uniformes personalizados