Por R$ 99,00 ao mês, Citroën quer popularizar carro elétrico
Novo Citroën Ami é um microcarro elétrico que poderá ser apenas alugado. Operação começa na Europa
Que o futuro do automóvel terá gigantesca participação dos carros elétricos, ninguém podem mais negar. No entanto, por serem substancialmente mais caros que modelos a combustão, muitos consumidores ainda resistem à eletrificação. Para solucionar esse problema a Citroën revelou o inédito Ami que apresenta também uma nova proposta sobre a posse de um carro.
Alugado ou comprado?
Concorrente direto do Renault Twizy, o Citroën Ami será oferecido de maneiras diferentes além da venda tradicional por 6 mil euros (R$ 29.500). Para dirigir o pequenino elétrico francês será possível alugá-lo por 20 euros o dia (cerca de R$ 99) diretamente com a Citroën. Contudo, será necessário ficar com ele por 48 meses.
Outra opção é utilizar o sistema de compartilhamento de carros por aplicativo da PSA, o Free2Move. Através dele será possível pagar 0,26 euro (R$ 1,28) por minuto de utilização mediante uma assinatura mensal de 9,90 euros (R$ 48,77).
As operações de aluguel do Citroën Ami (tanto na modalidade bienal quanto pela Free2Move) começaram em março na França, seguindo pouco depois para Espanha, Portugal, Bélgica e Alemanha. Já os Ami comprados serão entregues na Franca somente em junho. Não há expectativas de venda ou aluguel do Ami no Brasil por enquanto.
Quadriciclo
Outra grande vantagem do Citroën Ami na Europa é poder ser dirigido sem carteira de motorista e por qualquer condutor acima de 16 anos (14 na França). Isso se da por conta do tamanho e peso diminutos que o classificaram com um quadriciclo, não um carro.
O Citroën Ami tem apenas 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. Comparando ao C3, menor modelo da marca francesa no Brasil, o Ami é 1,54 m mais curto, 14 cm mais estreito e 1 cm mais baixo. O C3 tem 3,95 m de comprimento, 1,53 m de largura e 1,53 m de altura.
Com apenas 485 kg, o Citroën Ami é extremamente leve, mesmo com boa parte de seu peso ocupado pelas baterias de ion-Lítio de 5,5 kWh. Com apenas 8 cv, o Ami chega até 45 km/h e não passa disso. A autonomia é de apenas 70 km: claramente voltada para ambientes urbanos.
A Citroën promete recargas em apenas 3 horas em tomadas residenciais de 220V, enquanto em Wall Box e carregadores urbanos ele atinge 100% das baterias em cerca de minutos.
Charme francês
Com formato de caixote, o Citroën Ami tem as típicas esquisitices que tornam os carros franceses charmosos. As portas, por exemplo, abrem-se em direções diferentes: a do motorista é suicida enquanto a do passageiro abre na direção normal.
Os vidros não abrem, tendo a parte inferior basculante como em ônibus antigos. Como é de praxe nos Citroën, há pequenos quadrados arredondados espalhados pela carroceria, incluindo no formato do teto de vidro, rodas e maçanetas.
Faróis e lanternas são divididos como todos os atuais Citroën. O que a marca fez de interessante foi deixar a dianteira e traseira praticamente idênticas, mudando apenas a cor da iluminação: vermelha na traseira e branca na dianteira.
Por dentro o Ami tem console dividido por borrachas como um Lego. Há ainda dock para posicionar o smartphone, já que não há central multimídia ou airbags. Configurável, o interior pode receber detalhes em laranja, azul claro, cinza ou verde musgo.